Eu uso o iGoogle desde que apareceu, acho fantástico, mudou a maneira como eu uso a Internet. Eu nunca tinha usado RSS porque achava os leitores pouco práticos, com o iGoogle passei a ler vários feeds, eu passei a ler as tirinhas que mais gosto como a do Dilbert e a XKCD, ver a previsão do tempo quase online com mapas de nuvens superpostos aos da precipitação, com uma precisão incrível. Não havia necessidade de procurar, estava tudo ali na minha frente. Aquilo que a Microsoft nunca conseguiu que fizéssemos com o ActiveDesktop a Google fez com o iGoogle.
Mas hoje o iGoogle me decepcionou pela primeira vez. Ao sair do trabalho meu iGoogle estava assim:
A noite ao chegar em casa eu tive uma surpresa, os tabs do meu iGoogle estavam do lado esquerdo, assim:
Imediatamente pensei que era uma configuração, procurei e não achei nada. Procurei no próprio Google e achei apenas alguns grupos de discussão [IG1], [IG2] e [IG3] com dezenas de pessoas indignadas com isso. Mas porque, porque a Google fez isso e porque as pessoas estão bravas?
Em primeiro lugar imagino que a Google desejou permitir duas coisas, um maior número de tabs e mais informações no tab (como os gadgets eu conteúdo). As pessoas estão bravas porque ao colocar os tabs na esquerda a distribuição dos gadgets dentro dos tabs foi alterada, e principalmente porque eles ocupam um precioso espaço horizontal, é muito fácil rolar coisas na vertical com a rodinha do mouse, mas horizontalmente é um incômodo, além de ficar muito feio.
Mas os principais motivos são: a coisa toda acontecer sem aviso e não se poder escolher como se deseja. O iGoogle já faz parte das nossas vidas e nem reparamos mais nele, mas se ele nos for tirado vamos sentir muito sua falta.
Já houve relatos desses tabs do lado esquerdo antes [OMB1], mas eles apareceram e sumiram.
A meu ver esta mudança é um erro que equivale à mudança de gosto da Coca-Cola [CC1], [CC2], as pessoas não reagiram como se um produto tivesse mudado, mas como se algo pertencente a eles lhes tivesse sido tirado. Mas felizmente o caso do Google é bem mais fácil de corrigir.
Enquanto a Google não corrige a bobagem, se você como eu odiou a mudança, pode corrigir de uma maneira bem simples (embora eu suspeite que isso vai parar de funcionar em breve) em vez de ir para http://www.google.com/ig vá para http://www.google.ie/ig, aparentemente na versão para a Irlanda a Google ainda não fez a mudança.
Tentei vários outros hacks, inclusive o já conhecido de mudar a versão do iGoogle, que é ir para o iGoogle e depois digitar a seguinte linha na barra de endereço do browser:
javascript:_dlsetp('v2=0');
mas eles não funcionaram. No entanto descobri que você pode dar uma espiada no que a Google anda planejando, após ir para o iGoogle, em vez da linha anterior, digite na barra de endereço do browser:
javascript:_dlsetp('v2=1');
Você verá a mensagem: Welcome to the iGoogle Developer sandbox e algumas diferenças. Para voltar, faça o mesmo e digite a linha anterior.
Referências
[IG1]: iGoogle and tabs on the left side. In: Google Groups: Google Enthusiasts. Disponível em: <http://groups.google.com/group/Google_Web_Search_Help-Enthusiasts/browse_thread/thread/32bda2a50f13d1d1/5948445ada6bdcd7?pli=1>. Acesso em: 17 out. 2008.
[IG2]: iGoogle tabs moved to the left side by themselves. In: Google Groups: Personalizing Google. Disponível em: <http://groups.google.com/group/Google_Web_Search_Help-Personalizing/browse_thread/thread/7084e143c9fc4a39/666acf227c638c5a?lnk=raot>. Acesso em: 17 out. 2008.
[IG3]: WTF - iGoogle tabs on left. In: Google Groups: Is Something Broken. Disponível em: <http://groups.google.com/group/Is-Something-Broken/browse_thread/thread/b60136730d806cd3>. Acesso em: 17 out. 2008.
[OMB1]: ODDEN, Lee. Google Testing Left Side Tabs? In: Online Marketing Blog. Disponível em: <http://www.toprankblog.com/2007/02/google-testing-left-side-tabs/>. Acesso em: 17 out. 2008.
[CC1]: MOONEY, Phil. 23 years after "new Coke". In: Coca-Cola Conversations. [S. l.], April 23, 2008. Disponível em: <http://www.coca-colaconversations.com/my_weblog/2008/04/23-years-after.html>. Acesso em: 17 out. 2008.
[CC2]: New Coke. In: Wikipedia. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/New_Coke>. Acesso em: 17 out. 2008.
Recent Comments